segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fátima Jovem 2014

Este fim de semana, viveu-se mais uma vez o Fátima Jovem. Muitos jovens das dioceses do nosso país peregrinaram rumo a Fátima. Este ano, tal como pedido por Papa Francisco, vivemos as Bem-Aventuranças.
É sempre bom ver muitos jovens unidos em volta de um grande AMOR... Que AMOR é esse!?! É o AMOR da nossa MÃE!! Ela está sempre de coração e de braços abertos para nós, tal como nós devemos estar para com Ela e para com os outros.
Este ano o Fátima Jovem teve vários pontos altos, tais como a Procissão de Velas, o concerto da Banda Jota e a Eucaristia de Domingo.
No entanto, como nem tudo é perfeito, há que reflectir sobre o que correu menos bem. Apesar de estarem presentes muitos jovens, foi notório que o número era bastante baixo, pensamos que até ficou aquém do esperado. Há o exemplo de uma diocese em que o número de participantes nem chegou aos 30!! O que terá levado a que o número fosse reduzido? Será que foi bem divulgado? Terá o último evento desmotivado os jovens a participarem no de este ano? Se queremos motivar os jovens a estarem presentes, não podemos, por exemplo, após uma viagem de autocarro (para alguns bem longa) ter peregrinações de 10 kms debaixo de um calor intenso como se fez sentir no sábado, para fazerem uma pequena oração. Não seria bom haver um plano B? Foi notório que no grande encontro de dioceses, muitos mas muitos dos jovens não estavam presentes. O que é que cada diocese poderia ter feito para que isto não acontecesse? Estamos a falar de jovens! Jovens que querem conviver uns com outros, partilharem experiências, e não houve lugar nem tempo para que isso fosse possível. Não será melhor repensarem o plano de actividades/dinâmicas para haja lugar a este tipo de partilha? Muito mais haveria a dizer em termos organizativos, mas cada coisa a seu tempo e com tempo.
Nós tivemos a felicidade de conhecer um pequeno grupo de 5 jovens fantásticos da diocese de Lamego, com os quais estivemos juntos em vários momentos nestes dois dias... e olhem que valeu a pena!!!
Não se esqueçam - a nossa MÃE está sempre connosco, o Seu AMOR é incondicional!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário