domingo, 18 de maio de 2014

Encontro "ABentura-te"

Ao proclamar as Bem-Aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sózinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão diária, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, exprimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar. Foi este mote que nos levou ao encontro dos jovens de Cadima, JC & Companhia, na Praia da Tocha.

Cerca de 50 jovens quiseram viver este dia em pleno, que começou a meio da manhã. Divididos por 5 grupos, cada um acompanhado por um animador e após a oração da manhã, deu-se início à caminhada pelas dunas/floresta da Praia da Tocha até ao areal da praia. Ao longo do caminho tinham que encontrar as 8 Bem-Aventuranças. A cada uma que iam encontrando, tinham um momento para reflectirem sobre "Como Vivo", o que faço no meu dia-a-dia que seja de acordo com a Bem-Aventurança, e "Como Abafo", isto é, o que faço que me impede de viver a Bem-Aventurança. Foi uma caminhada longa, calor e sol intenso, mas de muita alegria e proveitosa! Chegados ao areal, a felicidade era ainda maior, muitos aproveitaram para se refrescarem nas àguas geladas da Tocha. 



Já de barriguinha cheia, seguiram-se os "trabalhos" da tarde. Iniciamos com a partilha de "Como Vivo" e "Como Abafo" as Bem-Aventuranças. Concluiu-se que muitas vezes sem nos apercebermos "abafamos" este caminho do amor. Após a partilha, houve um momento ainda mais divertido, onde cada grupo apresentou um sketch cómico de uma Bem-Aventurança.
A tarde já ia a meio, e aproximava-se a hora da Missa Campal. Após um rápido, mas muito rápido, ensaio dos cânticos, a Eucaristia inicia às 17.00 em ponto, presidida pelo Pe. Samelo. No momento do ofertório, jovens e animadores ofereceram ao Senhor o seus compromissos, os quais foram queimados em sinal de entrega.



Como não podia deixar de ser, o dia terminou com um grande lanche, onde os jovens já mais soltos aproveitaram para confraternizar e conhecerem-se melhor.

Um agradecimento especial a todos que contribuíram para que este dia fosse tão maravilhoso. Ser Igreja Viva é isto! Bem-Aventurados sejam todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário