terça-feira, 15 de abril de 2014

Dia Arciprestal do Adolescente

No passado dia 12 de Abril, sábado, teve lugar mais um Dia Arciprestal do Adolescente, cuja organização deste ano esteve a cargo das paróquias de Covão do Lobo e de Santa Catarina. O que é o Dia Arciprestal do Adolescente? Pois bem, é o dia em que se juntam os 8º e 9º anos de catequese do Arciprestado de Vagos - eramos cerca de 100!!! Este ano, e por estarmos a entrar na Semana Santa, o tema do dia foi - tentações, valores e sonhos.

O dia começou bem cedo com o acolhimento às 9.00 junto da igreja de Covão do Lobo. Ao chegarem faziam o check-in, recebiam uma fita de cor do grupo em que iriam ficar e agrupavam-se. Enquanto esperavam, a animação estava a nosso cargo em conjunto com Coro Juvenil de Santa Catarina. Todos agrupados, encaminharam-se para dentro da igreja onde se deu inicio ao dia em si com uma leitura - introdução ao tema das tentações - e um momento de oração. Após este momento, deu-se início à caminhada que iria levá-los à Santa Catarina.
 
(Leitura e oração da manhã - Igreja de Covão do Lobo)

Esta caminhada dividiu-se em três etapas. A primeira etapa, os adolescentes ajudados pelos animadores dos respectivos grupos, foram convidados ao longo do percurso até à lagoa de Covão do Lobo a descobrirem algumas "tentações" próprias das suas idades. Já na lagoa, os elementos de cada grupo teriam que escolher duas tentações que fossem comum a todos, e prepararem um pequeno sketch cómico que reflectisse as suas escolhas e explicarem a motivação dessas mesmas escolhas. Feitas as apresentações, foi tempo do almoço de farnel, onde todos tiveram oportunidade de conviverem e jogar alguns jogos tradicionais - corrida de sacos, saltar à corda e jogo do balão.
(Um dos grupos a preparar o seu sketch)
(Apresentação de um sketch)

Aconchegado o estômago, tempo de partida para a segunda etapa. Nesta etapa os adolescentes teriam que descobrir alguns "valores" próprios da idade com os quais se identificavam. Chegados ao ponto de paragem, cada grupo refletiu sobre os valores escolhidos e apresentaram as suas conclusões aos restantes grupos.
Com alegria e boa disposição, eis que partimos para a terceira e derradeira etapa do dia. Esta etapa teve várias fases. Chegados ao local de paragem, tinham um lanchinho à sua espera. E bem que estavam a precisar! Sim, porque isto de andar pelos pinhais dá fome!! Lanchados, cada adolescente refletiu sobre os "sonhos"da sua vida e escreveu-o numa nuvem. Estes sonhos foram colocados num cubo e apresentados ao Senhor na Eucaristia. Em sinal de União e Confiança, os adolescentes foram "amarrados" uns aos outros e partiram em procissão para aquele que seria o ponto alto da caminhada, a Eucaristia na igreja de Santa Catarina. A meio da procissão, houve um momento de oração, onde foram benzidos os ramos que cada um levava consigo.
(A Cruz que foi apresentada ao Senhor)
(Benção dos Ramos)

E assim foi o nosso dia, cheio de alegria e entusiasmo, que transbordou durante a Eucaristia!
(Entrada na Igreja de Santa Catarina)

Lembram-se de vos ter dito no início que a animação durante todo o dia esteve a nosso cargo, GJ Lumen Fidei, e do Coro Juvenil de Santa Catarina? Pois bem, quanto a isso temos novidades que em breve serão reveladas!
(A equipa de animação)


Sem comentários:

Publicar um comentário